A COSTA NÃO É SÓ PRAIA I

    Aqui está o meu primeiro post. 
    E começo então por mostrar uma descoberta para mim e com certeza para muitos de vocês. 
   Cantinhos escondidos na Costa da Caparica, apesar do calor abrasador que teve neste passeio e da vontade interminável de me querer enfiar numa praia ou numa piscina, a minha veia "Dora a exploradora" é bem maior que a de "Barbie coleção de verão".
    Se quiserem conhecer o cantinho escondido na Costa da Caparica, continuem a ler !
    Então arranquei até a Costa, e já várias vezes quando voltava da Costa para Lisboa, via uma placa turística que dizia "Capuchos" e sempre que passava ficava curiosa, este foi o dia.
    A ideia inicial era ir apenas comer um gelado e dar uma caminhada no paredão, mas já que tinha tempo e lembrei-me à chegada, fui matar a curiosidade.
    Não me arrependi de todo, quando comecei a subir vi logo outra placa .. "miradouro" , ahh! Logo eu a "papa miradouros" tudo o que seja para ver as vistas, eu estou lá!
    Subimos até ao miradouro e adorei, situa-se na Paisagem protegida da Arrábida Fóssil da Caparica e tem uma vista da Costa completamente diferente da de lá debaixo, super extensa, vê-se todos os cantinhos da Costa da Caparica, e muito mais além.

Vista do Miradouro.

    Infelizmente não levei a máquina fotográfica, afinal, ia só comer um gelado . 
    Acabei por fotografar com o telemóvel e mesmo assim, as fotografias ficaram lindas!

    Após a visita ao miradouro voltamos para trás para conhecer então o Convento dos Capuchos.
    O convento dos capuchos não é nada mais que  um antigo Convento como o diz o nome, tem uma arquitetura muito simples e interessante, um jardim bonito, paredes de azulejos que adoro e conchas, e uma vista onde o céu e o mar se juntam, é muito agradável para um passeio. 
    Atualmente, o Convento dos Capuchos funciona como sala de visitas do concelho de Almada e aí são promovidos diversos espetáculos a nível cultural. Será utilizado futuramente como a casa da música. 

     
     
 Convento dos Capuchos na Costa da Caparica.

    Infelizmente, já depois de estar em Lisboa, uma amiga contou-me uma história menos feliz sobre este local, enquanto passeavam por lá, o carro estava estacionado no convento e na ida até ao miradouro partiram o vidro e levaram a mala, mas felizmente acabou tudo bem.
    Mas ao que consta, segundo a policia, infelizmente, os assaltos são muito comuns neste local, tanto a pessoas como a carros, devido ao fato de ter muito mato à volta e aparentemente existe quem se aproveite disso. Da experiência que tive, correu tudo bem, havia alguns turistas a passear por lá, deixei a minha mala no carro e estava muito descontraída. 
    E, reparem, não estou a fazer esta observação para manchar a imagem do local, é somente uma história que me foi contada, numa conversa casual, quando partilhei que passeei por este local, estejam só um pouquinho atentos, mas vão, tanto o miradouro como o Convento valem a pena de serem visitados. 


    Acabada a visita descemos à Costa para comer um gelado, fomos à nossa preferida, não é a mais comercial, nem a mais conhecida, mas  para mim os cantinhos humildes e com menos gente são os melhores.
     A Gelataria Caparica, o funcionário, provavelmente proprietário é super simpático e onde é tudo delicioso, desde os gelados artesanais, até os gofres e claro, o preço,  comi um maravilhoso gofre com duas bolas de gelado e topping por apenas 4,50€!

O gofre.

    De barriga cheia, em direção ao carro passamos por uma rua muito gira, Rua Mestre Adrião  conhecida como a rua 15, a mais tradicional da Costa da Caparica. 
    A rua 15, é uma antiga rua de pescadores, tem tanta informação que precisei de quase uma hora para conseguir sair de lá satisfeita, cheia de cor, pessoas alegres, casas pequeninas … nesta rua sentimos história, sentimos Portugal, sentimos a costa, os pescadores , sentimos o antigamente dos nossos avós, aquelas histórias que só ouvimos, nunca imaginaremos passar por elas.
    A rua 15 é linda, é fascinante, é popular, é portuguesa e sempre que poder, vou passar na rua 15 para poder absorver mais um pouco do que é nosso, não do país , mas do povo



 Rua 15, Rua Mestre Adrião

Espero que tenham gostado da minha primeira partilha, que visitem os locais e que aproveitem um lindo dia na Costa da Caparica! Até já . 


Mensagens populares deste blogue

O QUE FAZER NA QUARENTENA ?

10 DICAS PARA RENOVAR UMA CASA.