BELEZA LIVRE


    Hoje trago um tema diferente.
Venho falar sobre os produtos Cruelty free. Querem saber o que é? Continuem a ler !
   
"O que é um produto cruelty free?"


    Um produto Cruelty Free é essencialmente um produto que não testa em animais, para poder ser vendido no mercado e daí o termo cruelty free, em português "livre de crueldade".
    Pois, eu sei, já existe tanto com o que me preocupar, mas o que provavelmente não sabem é que são  feitos cerca de 15 milhões de testes em animais por ano, sempre que é lançado um ingrediente novo no mercado, muito provavelmente, foi testado primeiro num pobre animal a sangue frio, sem anestesias e sem sedativos, porque o resultado tem de ser real, com dor e com todos os efeitos colaterais, triste, mas verdade.

    Pois bem, é de fato, uma luta que requer muita pesquisa, mas muita mesmo.
    Apesar de tudo isto parecer muito básico, não é, as marcas mentem muito para poder vender, afinal nunca ficamos com aquele cabelo que aparece no anúncio, parece-vos familiar? 
    Minha gente, existe toda uma legislação que nos leva a perceber se o produto testa em animais ou não, dependendo dos países em que vende, e em que são fabricados por exemplo. Óbvio que não ía falar disto sem vos deixar umas luzes.
__________________________________________

    A 11 de Março de 2013 a União Europeia proibiu, qualquer tipo de teste em animais para produtos cosméticos. 
    Mas infelizmente, isso não basta, existe um "pequeno" detalhe para saber se uma marca é realmente livre de crueldade, saber se entrou no mercado Chinês.
    Qualquer cosmético para entrar no mercado chinês passa obrigatoriamente por testes em animais, ou seja, mesmo que uma marca não teste em animais na Europa, ou América, se estiver inserida no mercado chinês, não é Cruelty free. 

    Existem dois fatos a saber sobre este tema. Hong Kong tem uma legislação própria e não tem a obrigação dos testes nos pobres bichinhos, mas apesar disso, os testes também não são proibidos, como na Europa, algumas marcas como a Lush ou a kiko entraram no mercado chinês, apenas em Hong Kong e não passaram por qualquer tipo de testes (palmas para elas).
    Outro fato, é o valor lucrativo do mercado de cosméticos na China, estamos a falar de biliões por ano, pois os testes em animais, saem muito mais baratos do que as alternativas. 

    Outra informação importante é saber se os fornecedores dessas marcas testam em animais. Se o este passar por qualquer teste em animais, a marca deixa de ser Cruelty free.
__________________________________________

  - E agora ? Como é que sei quais as marcas que são livres de crueldade?

    Calma, eu também me senti assim. E se quiserem realmente fazer contribuir para acabar de uma vez com este massacre, fiquem comigo!
   Comecemos pelo inicio, os produtos do dia a dia. Aqui estão os que eu uso: 


MAKE UP CRUELTY FREE :


1. KIKO - foundation 
2. BOITEN - CC cream

1. KIKO - batons
2.H&M - batons
3. PRIMARK - batons

1. KIKO- rímel
2. KIKO - eyeliner
3. KIKO - lápis de olhos

1. H&M - face palete
2. SLEEK - blush 
3. KIKO - multicolor blush

1. H&M - face palete
2. SLEEK - blush by 3
3. KIKO - multicolor blush


HIGIENE CRUELTY FREE : 

1. GRACE COLE - body lotion
2. BABARIA - creme de rosto, olive oil (noite)
3. O BOTICÁRIO - creme de mãos
4. BABARIA - creme de rosto, aloe vera (dia)

BABARIA
1. Água micelar
2. Gel de banho
3. Esfoliante facial
4. Gel intimo

COUTO - Pasta de dentes

EMBELEZZE . NOVEX
1. Leave-in
2. Máscara
3. Condicionador
4. Champô

INECTO naturals
1. Shampô
2- Óleo de Argão
3- Condicionador

BATISTE - champô seco, além de 
Cruelty free é vegan 

































O BOTICÁRIO - Protector solar 50


    Nenhuma destas marcas testa em animais e são facilmente encontradas em mini e super mercados, drogarias e pequenas lojas de produtos de beleza.

    Vamos dizer não aos testes em animais, antes de comprarem um champô, ou em gel de banho pesquisem um pouco, maior parte das marcas de supermercado testam, quase todo o grupo L'oreal testa (L'oreal Paris, Garnier, Maybelline New York, Essie, Yves Saint Laurent Beauté, Lancôme, Giorgio Armani, Vichy etc..) existem algumas marcas que fazem parte deste grupo que não testam, mas infelizmente deixaram-se comprar por esta marca.. como é caso da Body Shop e da NYX, infelizmente, parte o coração, porque a Body Shop uma das maiores vozes nesta causa.. 
A Avon, a Oriflame, Dove, Nivea, Colgate-Palmolive, Johsnon&Johnson, Gilette, Veet, Rexona, Schwarzkopf , são algumas entre muitas muitas outras que testam em animais.





Podem consultar algumas marcas que testam ou não nestes links : 


    Felizmente desde 2013 que os testes em animais reduziram muito pois em muitos locais do mundo foram proibidos em cosméticos. Mas ainda existem muitas varáveis totalmente discutíveis, os medicamentos, por exemplo, são testados em animais antes de saírem dos laboratórios para o mercado.
    Muitos países não concordaram com esta legislação, como é o caso da china. Vamos abrir os olhos, não somos os únicos seres vivos no planeta e temos que preservar o que ele nos dá, sim os animais estão incluídos nessa preservação. 


   Espero que tenham gostado do post, em breve haverão mais. Um beijinho e até já!

Mensagens populares deste blogue

O QUE FAZER NA QUARENTENA ?

10 DICAS PARA RENOVAR UMA CASA.